Literatura de Cordel

30 de setembro de 2015

Sexta tem Sarau Poético com Literatura de Cordel

Celebrando a palavra em sua forma escrita, falada e cantada, o Colégio Notre Dame de Lourdes promove às 19h desta sexta-feira (02.10), no Auditório Emilie de Villeneuve, o Sarau Poético Literatura de Cordel com a participação dos alunos do 6º Ano.

Dilsane Demogalski, coordenadora do Ensino Fundamental II, explica que o projeto literário Literatura de Cordel tem como principal objetivo despertar e alimentar o desejo pela leitura e pela produção textual.

“Pretendemos proporcionar momentos prazerosos de descoberta de diferentes tipos de leitura, ampliando os conhecimentos literários e culturais de nossos alunos”, justifica a coordenadora, informando o sarau é a atividade de culminância do projeto.

Cordel

A literatura de cordel é um gênero muito popular transmitido de forma oral e impressa e que chegou ao Brasil pelas mãos dos trovadores portugueses, instalando-se no Nordeste brasileiro.

O nome “cordel” deriva da forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.

Os temas dos livretos são diversificados, variando desde narrativas populares a aventuras, histórias de amor, humor e política. O texto é escrito de forma cômica, ilustrado normalmente por xilogravuras, e as declamações são cadenciadas.

O cordel se institucionalizou e a Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi fundada em setembro de 1988 no Rio de Janeiro.

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2017. Todos os direitos reservados.