“Os desafios da educação no Século XXI”

11 de abril de 2018

O Colégio Notre Dame de Lourdes recebeu pais de alunos na noite desta terça-feira (10.04) para a palestra “Os desafios da Educação no Século XXI” com a professora e psicopedagoga Denilde T. da Cunha Wayhs.

A diretora da instituição, irmã Marluce Almeida, explicou que o tema foi escolhido por estar presente na pós-modernidade. “Ele está intrínseco na vida desta geração de alunos e nós precisamos dialogar com a pós-modernidade para compreender essas crianças e jovens, para potencializar o que eles trazem dentro deles”, disse.

Irmã Marluce relatou que a escola procura ter esta interlocução com a família uma por mês sobre vários temas e de vários ângulos que sejam pertinentes a realidade atual no que se refere à educação dos filhos. “Sabemos que todos nós, inclusive as famílias, precisam deste espaço para parar e refletir, para deixar se questionar e fortalecer os próprios princípios. Isso já está imposto e precisamos compreender e discernir, ajudando os filhos a fazerem escolhas”.

A psicopedagoga Denilde Wayhs, que é professora no Colégio Notre Dame de Lourdes, observou, ao falar sobre o tema da palestra, que a escola existe pra mudar com a evolução social. “Porém, há mudanças que vêm rápidas demais e nem sempre a família está preparada já que essas mudanças acabam trazendo uma carga muito grande de responsabilidade e de inquietude daquilo que poderia ser a educação dos filhos e o que se projeta para os pais”.

Pontualmente sobre a inserção cada vez maior da tecnologia na vida das crianças, Denilde Wayhs ressaltou benefícios e malefícios. “Vai depender do encaminhamento que a família dá frente a essas inserções tecnológicas, e às mudanças de valores na realidade social. Se os pais souberem encaminhar, tudo seguirá bem, contribuindo para que as mudanças surtam bons efeitos. Mas se a família não está atenda, os efeitos podem ser catastróficos”, alertou.

Denilde Wayhs também frisou que as escolas que não estiverem atentas às mudanças tendem a amargar um fracasso nas suas propostas. E por isso considerou a iniciativa do Colégio Notre Dame de Lourdes, de trazer os pais para dentro da escola com o propósito de debater temas diversos que envolvem a educação dos filhos, como uma proposta inovadora, arrojada, empreendedora,  porque hoje os pais estão inseridos na escola e o debate enriquece, facilita, torna a escola um instrumento de renovação da realidade.

Silvia Helena Schuring, advogada, mãe de uma aluna do 3º Ano, disse achar importante que a escola sempre proponha esses encontros que possibilitem a troca de informações sobre diversos assuntos. “Eu faço frequência nas palestras porque também temos contato com outros pais, trocamos ideias sobre como educar, fortalecemos o vínculo com a escola em favor dos nosso filhos. Eu mesma estudei no Notre Dame desde os cinco anos e continuo presente em todos os eventos da instituição”, comentou.

A administradora de empresas Gisele Nascimento, mãe de trigêmeos de oito anos, também participa das atividades propostas pela instituição. “Priorizo as palestras porque educar é muito difícil e sempre que a escola convida faço questão de participar. Os palestrantes nos trazem ideias novas de como atuar no dia a dia com os filhos. Ninguém tem fórmula mágica e com estas palestras eu reflito e procuro aplicar as recomendações que são passadas aqui”, afirmou.

 

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2018. Todos os direitos reservados.