A água tem uma dimensão vital que precisa ser cultivada

23 de março de 2019

O Dia Mundial da Água, comemorado todo dia 22 de março, é um momento de reflexão sobre este bem sagrado que representa a vida.

A água é um bem mundial considerada pela ONU (Organização de Nações Unidas) um direito da humanidade. Porém, para evitar que ocorra a escassez deste líquido essencial à vida, algumas atitudes podem ser tomadas para a preservação dos recursos hídricos.

Ela é fundamental para nossa saúde e funcionamento diário do organismo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que cada pessoa precisa de pelo menos 40 litros diários de água, para beber, tomar banho, cozinhar e outras necessidades. Atualmente, mais de 1,1 bilhão de pessoas já não contam com este mínimo.

No Brasil gasta-se cerca de cinco vezes mais água do que o necessário. Nosso consumo é de cerca de 200 litros por dia por pessoa.

Existem algumas formas sustentáveis e econômicas de preservar os recursos hídricos e utilizar corretamente a água para que não falte esse bem tão precioso para a humanidade. Como o reuso de água, medida adotada por muitas empresas e famílias.

A água reciclada pode ser usada para: irrigação paisagística: áreas verdes, parques, cemitérios e campos universitários; para cultivo de plantas alimentícias, hortas e grão; para uso industrial, na refrigeração e alimentação de caldeiras; recarga de aquíferos; para usos urbanos não potáveis: descarga de vasos sanitários, lavagem de veículos e de ruas; para finalidades ambientais como aplicação em pântanos, terras alagadas e indústrias de pesca.

"A água tem uma dimensão vital e sagrada que precisa ser cultivada. É responsabilidade de todos zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos a elas. Portanto, vamos aproveitar esta data para lembrarmos, baseado no princípio sagrado, que a água é, por excelência, bem de destinação universal.

Destaco aqui uma frase de Dom Moacyr José Vitti, saudoso arcebispo brasileiro: A primazia da vida se estabelece sobre todos os outros possíveis usos desse líquido precioso, pois nada se sobrepõe às leis básicas da vida".

Prof. Daniel Ferreira
Pastoral CNDL

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2019. Todos os direitos reservados.