Alunos apresentam trabalhos de conclusão do Projeto Cuiabá 300 anos

03 de setembro de 2019

Farofa de banana, pacu assado, bolichos, bancas de feiras, quintais cuiabanos, lendas e até réplica de ossos de dinossauros foram algumas das formas que alunos do 2º e 3º anos do Colégio Notre Dame de Lourdes usaram para apresentar os trabalhos de conclusão do Projeto Cuiabá 300 Anos nesta terça-feira (03.09).

A coordenadora do Fundamental I, professora Márcia Fonseca, explica que o projeto foi criado com o objetivo de envolver os estudantes e toda a comunidade educativa no que diz respeito a conhecer e aprender sobre a rica cultura Cuiabá.

Com o apoio das suas famílias e professores, os alunos passaram a conhecer a cultura de Cuiabá a partir de estudos em sala, palestras, estudos do meio, confecção de maquetes, visitações a pontos turísticos, igrejas, museu, conhecendo e praticando as danças cuiabanas para culminar nesta socialização.

Especificamente, os 2º Anos trabalham temas envolvendo o Rio Cuiabá, como As Grandes Navegações, Degradação Ambiental, Orla do Porto, Fauna, Flora e População Ribeirinha. Já os 3º Anos desenvolveram os temas Tradições Cuiabanas, Sesc Arsenal, Igreja de São Benedito, Museu Dom Aquino e Mercado do Porto.

“Sobretudo, o maior objetivo é o protagonismo destes estudantes para que se tornem a cada dia pesquisadores, não só sobre a cultura cuiabana, mas para a vida”, pontua a coordenadora.

Ajudar o filho Mateus Carvalho, do 3º Ano, na elaboração do trabalho teve dois significados importantes para o casal Daniele e Guilherme Carvalho. “Nós chegamos recentemente de Minas Gerais e começamos a ter contato com a culinária cuiabana em uma feirinha que acontece na Praça Santos Dumont. Com o projeto Cuiabá 300 anos, pudemos a oportunidade de dividir a atividade com nosso filho e aprofundar esses conhecimentos”, frisou Guilherme.

Carla Salete Chiodelli Carvalho, mãe da aluna Carolina Chiodelli Carvalho, do 2º Ano B, achou extremamente válido o projeto porque além de conhecer Cuiabá, puderam desenvolver e fazer a apresentação de tudo o que aprenderam. “Até chorei porque foi muito lindo poder ver essas crianças crescendo e conhecendo essa Cuiabá tão linda que nós amamos”.

Mãe de Danilo Oliveira, também do 3º Ano, Daniela Oliveira tem uma história semelhante. Natural do interior de São Paulo e casada com um cuiabano, tanto ela quanto o filhos puderam aprender mais a respeito da cultura local com o projeto Cuiabá 300 anos. Danilo criou uma ficha sobre o Sesc Arsenal e também brinquedos que refletem o objetivo do projeto.

Durante a apresentação dos trabalhos, os pais não esconderam a satisfação. Egle Sousa Pereira, mãe da aluna Stephany Sousa Barreto, do 3 Ano B, parabenizou o colégio Notre Dame de Lourdes, professores e toda equipe que colaborou para que o evento dos 300 anos de Cuiabá fosse realizado.

“Graças a esse esforço foi possível também trazer a família para ver o trabalho que os alunos fazem diariamente, mostrado tudo de um modo muito bonito. A gente vê que aquilo que eles estão trabalhando é importante não só na questão cognitiva, mas para conhecimento da história do local onde eles vivem. Parabéns a todos”.

Marcela e Ademir Siguichima eram só alegria durante a apresentação no período vespertino. A pequena Manuella Siguichima participou da criação de uma maquete do Mercado Municipal, a feira mais tradicional de Cuiabá, localizada no bairro do Porto, palco da fundação da Capital mato-grossense. "Quando eu era criança sempre ia à feira do Porto. Hoje não tenho tempo para frequentá-la. E quando fui lá agora foi como se eu voltasse ao túnel do tempo, foi muita emoção", revelou Marcela Siguichima, ao falar de sua paixão por sua terra natal e sobre a importância do projeto Cuiabá 300 Anos para a filha.

Uma barraca de grãos do Mercado Municipal e todos os detalhes das atividades durante a realização do projeto Cuiabá 300 Anos atestaram que, assim como os demais alunos, João Guilherme agora conhece muito mais sobre a cultura e tradições da cidade onde nasceu. O pai Felipe Arantes, que deixou por algum tempo o trabalho para participar da apresentação dos trabalhos, registrou o momento. Felipe fez questão de frisar: "Sou nascido e criado em Cuiabá". Orgulho da cidade onde nasceu e da participação do filho no projeto.

Confira outros depoimentos a respeito do projeto:

Nicole Gatto - Mãe do Davi Gatto - 3º ano D - "Muito satisfatório participar do evento “Culminância Cuiabá 300 anos”, e perceber a alegria das crianças expressando a cultura cuiabana através das danças, da exposição dos trabalhos elaborados em casa, bem como de todos os outros feitos em sala de aula. Tudo realizado com muita dedicação e amor, aliando aprendizado, comprometimento e diversão, proporcionando às crianças uma experiência maravilhosa de aprender e se aprofundar nos conhecimentos sobre a história da nossa querida Cuiabá!"

Thais Fabrini Paleare - Mãe de Julia Fabrini Paleare e Marina Fabrini Paleare - 3º Ano D - "Parabenizo a direção, a coordenação, os professores e enfim todos que estiveram envolvidos na realização do Projeto da Comemoração dos 300 anos de Cuiabá, pela maneira como motivaram e ajudaram país e alunos para que juntos pudéssemos realizar varias atividades e ao mesmo tempo aprender mais sobre essa terra acolhedora e sua maravilhosa cultura. Nós, que aqui viemos fazer de Cuiabá nossa terra, temos orgulho de ter participado juntamente com a escola das Comemorações dos 300 anos de Cuiabá." 

Marcella Galvão Okamura - Mãe de Manuella Galvão Okamura Suguishima - 3º Ano D - "Gostaria de parabenizar a todos os profissionais do colégio pelo projeto Culminância Cuiabá 300 anos. Pelo trabalho desenvolvido no decorrer dos meses, em visitas nos devidos pontos turísticos de Cuiabá, suas histórias e importância cultural de um povo que ama sua origem e tem orgulho de ser um cuiabano.Esses momentos de integração, história escrita, contada e visitada junto ao encontro que tivemos ontem na escola, foram momentos que nos faz sentir parte de uma história com a nossa querida Cuiabá. Gratidão por nos fazer refletir e nossos filhos sobre essa cidade e ser de fato um cidadão mais consciente. 

Jean Cleber Lopes Scarmagnani - Pai Henrique Zago Scarmagnani - 2º Ano A - "Surpreendente é a definição mais breve que posso fazer com relação ao evento realizado pelos alunos do 2º ano em homenagem aos 300 anos de Cuiabá.

A variedade de itens, conteúdos escritos, imagens, entre outras coisas, foram organizadas de forma caprichosa, conformando-se em um lindo “museu temporário”.

A cooperação entre as turmas demonstrou tamanha união que se pareciam com uma só. Bem como o envolvimento das famílias, que por intermédio da escola, puderam participar do desenvolvimento e apreciação deste trabalho desenvolvido pelas crianças.

Era perceptível o domínio das crianças sobre aquele assunto escolhido para explanar aos “visitantes” do museu. Da mesma forma, a disposição e satisfação destas crianças por estarem ali envolvidas no projeto eram nítidas.

Em suma, devo parabenizar a organização deste trabalho, que conciliou durante os dias letivos, o desenvolvimento de um projeto até sua execução, mantendo seus participantes motivados e engajados até o grande dia de sua apresentação.

Espero que a escola permaneça com estes ideais de planejamento e execução de projetos, pautado pelo apoio familiar e com o alcance de objetivos que vão além do óbvio." 

 

Assessoria de imprensa

(65) 99257-3741

 

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2019. Todos os direitos reservados.