Alunos realizam trabalhos sobre dificuldades da humanidade no século XXI

29 de julho de 2020

Geografia é muito mais do que estudar a superfície e as paisagens do planeta. O professor de geografia Rodrigo Duarte, do Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá, propôs aos alunos do 9° ano um trabalho que apresentasse os desafios da humanidade no século XXI.

Os trabalhos encerraram o primeiro semestre de 2020, cujos ensinos envolveram as dificuldades que o ser humano tem enfrentado neste século. Entre as temáticas apresentadas, o machismo, racismo, violência e o aquecimento global.

“Os alunos escolheram temas que são importantes, que precisam ser discutidos e avaliados, precisam estar em pauta em vários aspectos e locais”, comenta o professor.

Duarte explica que a disciplina aplica uma metodologia ativa, ou seja, o aluno é protagonista do próprio conhecimento. Foram eles que pesquisaram sobre as temáticas, montaram o trabalho com imagens e dados estatísticos.

“A minha orientação foi de que eles retirassem informações de fontes confiáveis, pois hoje nós vivemos em um processo de desinformação. As fake news estão trazendo muitas mentiras, então tínhamos que ter esse cuidado ao buscar as fontes”.

O aluno Arthur, por exemplo, fez seu trabalho sobre o racismo. Ele explicou o movimento “Black Lives Matter”, que é um ato que ocorre nos Estados Unidos da Améric, em decorrência dos assassinatos da população negra.

Ele também dá dicas sobre filmes e séries que auxiliam na compreensão e discussão antirracista, assim como dicas de como ajudar o movimento.

“Desde o início da história do mundo, pessoas negras foram vistas como inferiores e sem direito de ter uma boa vida, e os brancos eram vistos ao contrário. [...] Negros são assassinados por ‘engano’ e apenas por estarem no ‘caminho da polícia’...”, explica Arthur.

Já o aluno Thiago Guedes escolheu falar sobre o aquecimento global. Nesse ele destaca que em “um estudo recente, de 2017, indica que são de 90% as chances de aumento das temperaturas médias, no século XXI, para valores entre 2 a 4,9°C. Um aumento de 2°C já resultaria em graves e irreversíveis problemas ambientais”.

“O aquecimento global é um problema de todos, mesmo que você não se importe”, escreveu Gustavo Barbieri, que falou sobre o mesmo tema.

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2020. Todos os direitos reservados.