Aula híbrida sobre as fontes de energia

10 de setembro de 2018

A aula híbrida de Geografia, dos professores Helton Sodré e Rodrigo Duarte, realizada no laboratório, partiu de um modelo sistêmico, que reuniu aulas prática com a teórica, abrangendo também a tecnologia. O contato direto com o objeto em estudo possibilita o aluno a vivenciar e racionalizar soluções para os problemas do dia-a-dia e abre a possibilidade de possíveis soluções para os problemas sociais.

AS FONTES DE ENERGIA

Inúmeras são as fontes de energia disponíveis no nosso planeta, sendo que essas fontes se dividem em dois tipos, as fontes de energia renováveis e as não renováveis. As fontes de energia renováveis são aquelas em que a sua utilização e uso é renovável e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento dessa mesma fonte, exemplos deste tipo de fonte é a energia eólica e solar.

Por outro lado, as fontes de energias não renováveis têm recursos teoricamente limitados, sendo que esse limite depende dos recursos existentes no nosso planeta, como é o exemplo dos combustíveis fósseis. Existem vários tipos de energias renováveis, e cada vez mais, com o constante desenvolvimento das tecnologias e inovações, se descobrem novas formas de produção de energia eléctrica utilizando como fonte os fenômenos e recursos naturais.

O Objetivo da aula foi reconhecer que há uma diversidade de fontes de energia. Entendendo as diferenças entre recursos renováveis e não-renováveis e conhecer as vantagens e desvantagens, em relação ao impacto social e ambiental, de cada forma de obtenção de energia elétrica.

A aula consistiu em exibição de Vídeos 2D, Manuseamento das fontes de energia não renováveis e renováveis e montagem de um rastreador solar móvel (atividade maker)

O seguidor solar ou tracker é um dispositivo que altera várias vezes a posição dos painéis fotovoltaicos durante o dia, seguindo o caminho do sol para aumentar a produção de energia solar do sistema fotovoltaico (Figura abaixo). O uso de seguidores solares é cada vez mais comum em usinas fotovoltaicas em outros países, uma vez que a indústria solar tem provado os grandes benefícios que eles têm. Mas nem todo mundo entende os benefícios, vantagens e as desvantagens que um seguidor solar pode proporcionar a um sistema fotovoltaico.

O resultado obtido foi Sensibilização para a importância do tema frente as mudanças climáticas e ao conceito de desenvolvimento sustentável aliados com as novas tecnologias para o uso das energias alternativas.

Coordenadora pedagógica

Dilsane Demogalski

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2018. Todos os direitos reservados.