Celebração em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes e aos 49 anos do Colégio Notre Dame

11 de fevereiro de 2020

Celebra-se no dia 11 de Fevereiro o dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do Colégio Notre Dame de Lourdes, com sede em Cuiabá (MT), que nesta data completa 49 anos de fundação. Uma celebração eucarística conduzida pelo padre Aloir Pacini e organizada pela Pastonal CNDL homenageou ambas as datas nesta segunda-feira (11.02).

Veja abaixo as fotos da celebração e um relato sobre Nossa Senhora de Lourdes, a padroeira do Colégio Notre Dame. 

A devoção por Nossa Senhora de Lourdes começou em 1858, em uma pequena vila na França chamada de Lourdes. Neste dia três crianças a viram através de uma aparição, e a partir disso começaram a se realizar muitos milagres no local.

Até nos dias de hoje, a gruta onde as pequenas meninas a avistaram recebe visitações e adoração, por isso Nossa Senhora de Lourdes é reconhecida por tantas coisas boas que aconteceram na vida das pessoas. No Colégio Notre Dame, uma réplica da gruta representa essa devoção à Santa.

Bernadete Soubirus, sua irmã Marie Toinette e uma amiga chamada Jeane Abadie, estavam a caminho do rio Gave, e passaram por uma gruta onde de longe Bernadete ouviu uma voz doce e tranquila que lhe chamava, curiosa entrou na gruta e seguiu essa voz  onde para sua surpresa encontrou uma jovem senhora vestida de branco. A menina se ajoelhou e começou a rezar. Depois de de 5 meses, Maria novamente apareceu, mas dessa vez para as 3 meninas juntas, e a partir de então surgia sempre no mesmo dia e hora.

A notícia se espalhou e muitas pessoas foram na gruta com a finalidade de ver  Maria também, mas só as crianças a viam e isso gerou muita desconfiança, consequentemente Bernadete foi vítima de muitas agressões e zombarias.

A gruta foi interditada por conta da polêmica, mas mesmo assim Bernadete se mantinha firme no que tinha visto e insistia para todos que era preciso construir uma capela no local das aparições.

A desconfiança da população e o início dos milagres

A desconfiança passou a ser muito séria e não deixavam mais nenhuma criança ir até a gruta, por isso Nossa Senhora em uma das suas últimas aparições pediu para que Bernadete fosse ao local em determinado dia e hora e começasse a cavar o chão com as mãos. E por isso, a menina obedeceu e quando o dia chegou, do chão cavado começou a brotar água.

Ao saber da água, todos ficaram assustados porque era um lugar seco, onde jamais ela chegaria. Então o povo começou a ir à gruta buscar a cura, e foi assim que começaram a acontecer coisas inexplicáveis! Muitas pessoas conseguiram se curar, como deficientes físicos, paraplégicos, enfermidades incuráveis, etc.

Depois de muito tempo, Bernadete ingressou para a Congregação das Irmãs de Caridade de Nevers. Falecendo com 34 anos e sendo canonizada pelo Papa Pio XI em 1933.

A Igreja Católica perante a situação

Em 1862, que o Bispo de Tarbes se pronunciou, dizendo:

“Inspirados pela Comissão composta por sábios, doutores e experientes sacerdotes que questionaram a criança, estudaram os fatos, examinaram tudo e pesaram todas as provas.

Chamamos também a ciência, e estamos convencidos de que as aparições são sobrenaturais e divinas, e que por consequência, o que Bernadete viu foi a Santíssima Virgem Maria. Nossas convicções são baseadas no depoimento de Bernadete, mas, sobretudo, sobre os fatos que têm acontecido, coisas que não podem ser outra coisa senão uma intervenção divina.”

Outra grande prova ( Imaculada Conceição)

Uma das grandes revelações de Maria de Lourdes, que se tornou uma das provas de sua aparição foi ao afirmar para as crianças que Ela era a Imaculada Conceição, título que ganhou do Papa Pio IX 4 anos anteriormente. As meninas não tinham o conhecimento disso, porque esse título é um dogma de Fé da Igreja o qual não havia sido transmitido para um vilarejo tão simples e remoto.

Representações de Nossa Senhora de Lourdes

A Túnica Branca

Símbolo de pureza, santidade e inocência.

O Cinto Azul

Ligada ao céu e vida eterna com Deus.

As mãos em sinal de oração

Representa o pedido para que sempre possamos estar em oração.

O terço no braço direito

Completa a mensagem da oração.

O véu

Pureza, santidade e paz.

As duas rosas sobre os pés

A promessa que ela cumpriu de enviar um Salvador do mundo

Doze Raios

As graças que a humanidade recebe.

A frase sobre a cabeça

Confirmando que ela é Maria, as palavras ditam sobre a Imaculada Conceição.

Oração Nossa Senhora da Lourdes

“Ó Virgem puríssima,
Nossa Senhora de Lourdes,
que vos dignastes aparecer a Bernadete,
no lugar solitário de uma gruta,
para nos lembrar que é no sossego
e recolhimento
que Deus nos fala
e nós falamos com Ele,
ajudai-nos a encontrar o sossego
e a paz da alma
que nos ajudarem a conservar-nos
sempre unidos em Deus.
Nossa Senhora da gruta,
dai-me a graça que vos peço
e tanto preciso (pedir a graça).
Nossa Senhora de Lourdes,
rogai por nós.
amém”

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2020. Todos os direitos reservados.