Celebrações homenageiam Nossa Senhora de Lourdes

11 de fevereiro de 2018

O Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá-MT, celebra em uma de suas principais datas comemorativas o 160° aniversário de Nossa Senhora de Lourdes, homenageada pela Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição.  Para lembrar a data, a direção juntamente com a Pastoral Escolar preparou uma programação especial em memória à padroeira de origem francesa.

No dia 11 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional de Nossa Senhora de Lourdes, que, de acordo com a Igreja Católica, foi instituído em virtude da primeira aparição da “Virgem Maria Santíssima” na gruta de Massabielle, na França – local onde anos mais tarde foi considerado milagroso.

Antecipadamente, em função do feriado de Carnaval, alunos, pais, e colaboradores participaram de uma série de atividades em honra a “Imaculada Conceição”, entre elas missa tradicional, teatro, canções religiosas e momentos de reflexão, cuja maioria ocorreu na última sexta-feira (09).

A diretora do colégio, Irmã Marluce Almeida, explica a importância de se comemorar e destacar este dia no calendário curricular, tendo em vista que o significado possui uma ligação exclusiva com a fundação da instituição.

“Nós somos de origem francesa, porque a nossa fundadora é Santa Emilie de Villeneuve, que era francesa. Então nós temos vários colégios com esse título ‘Notre Dame’, mas aqui as irmãs quando fundaram escolheram Notre Dame que é ‘Nossa Senhora’ em francês e ‘de Lourdes’, a padroeira da França. O primeiro dia de aula foi em 11 de fevereiro de 1971, dia de Nossa Senhora de Lourdes e o nome foi escolhido em homenagem a ela”, pontua.

Respeitando os níveis de escolaridade, a Irmã argumenta que foram utilizados critérios e métodos lúdicos para auxiliar na transmissão da história centenária aos alunos com objetivo ainda de assimilar à vida espiritual.

“Com os alunos do sexto ano ao ensino médio nós fizemos uma oração pelo microfone, porque em todas as salas têm uma caixinha de som e também foi passado um vídeo que narra à história das aparições e inclusive de uma delas onde Nossa Senhora se manifesta ‘eu sou a Imaculada Conceição’, explica.

“Na oração eu trabalhei com eles esse nome Imaculada, que significa sem mancha, sem preconceito, sem exclusão. Para os menores da educação infantil houve várias homenagens, tanto no período da manhã quanto da tarde”, aprofunda.

Admirada com a história de fé, a coordenadora do Fundamental II do Colégio Notre Dame de Cuiabá, Dilsane Demogalski, conta os motivos que a levaram tornar-se devota da santa, que é venerada também por sua família.

“Eu sou devota de Nossa Senhora de Lourdes há muitos anos devido a minha família que já alcançou muitas graças, muitas bênçãos. Então, todos os anos nós comemoramos esta data. É sempre uma festa pra nós e, uma grande alegria este dia”.

Dilsane ainda cita um dos momentos marcantes da sua vida em relação à “Virgem Maria”. “Eu trabalho no Colégio Notre Dame de Lourdes há oito anos e nós já fizemos a missa que foi na segunda-feira [05] e eu tive a honra de entrar com Nossa Senhora. Pra mim, que sou devota, foi um dia muito especial”.

O ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes, que é pai de Maria Luiza Mendes – aluna do Fundamental vespertino – acredita que os ensinamentos bíblicos repassados pela escola são fundamentais para o desenvolvimento da criança, levando em consideração a religiosidade e os aspectos cristãos. Ele e a esposa Virgínia Mendes acompanharam a filha em uma das atividades.

“Sem dúvida alguma a escola tem um lado extremamente importante na educação de uma criança, que é a generosidade de ensinar tudo aquilo que está na bíblia, das histórias daquelas pessoas que marcaram e que caracterizam a nossa fé. Então, eu como pai e a minha esposa como mãe, nós estamos muito contentes de ter a nossa filha aqui participando da escola, conhecendo a escola e da religiosidade da qual nós fazemos parte”.

Fundação

Uma das fundadoras da Rede Azul em Mato Grosso, Irmã Denize Ferreira, se emocionou ao reviver a experiência de participar da construção do primeiro prédio, quando as irmãs recém-chegadas foram agraciadas com o título de “vigárias” na década de 70.

“Nós começamos aqui no dia 11 de fevereiro de 1971, então está fazendo 47 anos. Nossa Senhora sempre passou na frente. Também começamos com a Paróquia São João Bosco que em 30 de janeiro foi inaugurada pelo bispo. Ele que nos colocou como vigárias quando ainda não tinha padre e nós ficamos responsáveis pela paróquia. Me lembro que a congregação então mandou construir três salas de aula para início atrás da igreja, e em 1975 foram construídos dois blocos aqui onde estamos hoje”.

Ainda conforme a Irmã, 12 foi o número dos primeiros alunos que frequentaram a escola de cunho religioso e vale ressaltar que atualmente o quadro de matriculados é gigantesco. Para ela o projeto educacional conseguiu alcançar seu objetivo principal que é de evangelização, de modo que a palavra “gratidão” é capaz de defini-lo.

“Como diz o nosso Papa ‘nós temos que olhar o futuro com gratidão’. Para mim a palavra mais forte é gratidão, porque nós começamos aqui uma sementinha somente com 12 alunos e depois a gente vê que essa sementinha foi se reproduzindo e hoje nós vemos um processo de tanta coisa bonita que vai acontecendo aqui no Colégio Notre Dame. E também vale, porque o nosso projeto era de uma formação educativa, de uma consciência lúcida usada em crítica frente a uma realidade gritante. E nós queríamos que nossos alunos, quando saíssem da escola, fossem fiéis a educação que receberam. Então é um momento de muita gratidão a Deus”, finaliza.

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2018. Todos os direitos reservados.