Inscrições abertas para a VII Feira de Experimentos, Inventos e Descobertas

04 de abril de 2019

Estão abertas as inscrições para a VII Feira de Experimentos, Inventos e Descobertas, cujo tema gerador desta edição é “Políticas públicas inteligentes para preservação, restauração e conservação do meio ambiente, relacionando com o conceito D.I.Y.”

O tema da Campanha da Fraternidade 2019 é: “Fraternidade e políticas públicas”, decidido por meio de votação pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), posteriormente elegido o Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). A partir desse ponto buscamos conciliar com a temática de ciências naturais inserida no processo de pesquisa científica e as novas práticas no processo de ensino-aprendizagem.

“Elencamos como nosso tema “Políticas públicas inteligentes para preservação, restauração e conservação do meio ambiente, relacionando com o conceito D.I.Y.”, explica a coordenadora da Feira, Indiana Borralho.

Nesse caso políticas públicas inteligentes refere-se a criação ou elaboração de uma atitude, ação, atividade ou proposta de assuntos de interesse público, como preservação, restauração e conservação do meio ambiente. O movimento D.I.Y. (Do it yourself), é o “faça você mesmo”, esse termo vem da década dos anos 70 onde é associado às ideias anticapitalistas e anticomunistas da época.

Esse movimento vem de encontro com a atual proposta pedagógica, sendo uma extensão da cultura maker, com as tendências digitais disponíveis. Um dos maiores problemas enfrentados no mundo, é a produção de lixo urbano, pois quase todos os processos industriais e tecnológicos, a humanidade conseguiu contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os alimentos, os rios, destruir florestas e os hábitat dos animais.

E a Bíblia relata em Gênesis 1:26-30, as palavras de Deus: "Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com se­mentes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os gran­des animais da terra­, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que ­se movem rente ao chão". E assim foi. 

O homem se afastou do mundo natural, como se não fizesse parte dele e no “princípio Deus criou os céus e a terra” (Gên 1:1), e sabemos o que Deus confiou ao homem a sua criação. Então enquanto religiosos, temos o dever na arte de cuidar no meio ambiente através de políticas públicas inteligentes e justas, tornando-nos protagonistas por uma sociedade humana, solidária e comprometida na fé em Deus, nosso Pai.

Assim, você que deseja se inscrever para a VII Feira de Experimentos, Inventos e Descobertas está convidado a contextualizar a campanha da fraternidade de 2019 elaborar políticas públicas inteligentes para preservação, restauração e conservação do meio ambiente, relacionando com o conceito D.I.Y.

Regulamento:

http://www.portalcndl.com.br/arquivos/anexos/V_feira_de_experimentos/2019/feira_2019.pdf

Ficha de Inscrição:

http://www.portalcndl.com.br/arquivos/anexos/V_feira_de_experimentos/2019/ficha_inscricao.docx

 

 

 

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2019. Todos os direitos reservados.