Notrecientistas estudam durante as férias

05 de dezembro de 2017

Um grupo de alunos da 2a Série  do Ensino Médio do Colégio Notre Dame de Lourdes decidiu, espontaneamente, usar parte das férias para continuar estudando. São os “notrecientistas” que, com acompanhamento do professor de Física Maxwell de Oliveira Carneiro e apoio da laboratorista Indiana Borralho, aumentam o conhecimento científico após o término do ano letivo, uma iniciativa inédita em Mato Grosso.

A coordenadora Luciani Lourenço explica que são alunos com ótimo desempenho em sala de aula. “Eles tiveram excelentes notas ao longo do ano e sentiram a necessidade de manter o foco no pensamento científico, preservando o olhar sistemático para realidades experimentais por meio de análises de fenômenos naturais variáveis ou não”.

O professor Maxwell de Oliveira Carneiro conta que a ideia nasceu de uma conversa com alunas durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia, onde elas externaram o desejo de exercitar o conhecimento científico na criação de algum experimento após o fim do ano letivo. E o experimento é, por meio da análise de fenômenos naturais, criar de um barquinho movimentado por controle remoto.

“Nosso objetivo é colocar em prática o que aprendemos na sala de aula e isso vai ajudar muito no nosso terceiro ano porque quando você coloca na prática o que é estudado tudo fica mais fácil de ser entendido. Até algumas matérias que eu nunca tinha conseguido assimilar depois de começar as experiências eu aprendi”, conta a aluna Emanuelle Zocolotto.

O aluno Allan Matheus também está entusiasmado com a oportunidade. “Cada um de nós tinhamos uma curiosidade e a gente entrou em contato com o professor Maxuel e ele apoiou a nossa ideia. Aí tivemos a autorização da escola para usarmos o laboratório e começamos os experimentos que, por agora, é a criação de um barco. Estamos aproveitando, também, para utilizar materiais que sobraram de outros experimentos”.

A coordenadora Luiciani Lourenço observa que a escola é uma grande incentivadora do conhecimento científico e cita a Feira de Experimentos realizada anualmente. “Em 2017, nossos notrecientistas azuis encantaram e comprovaram suas teses com muita competência, pesquisa e estudos! Simplesmente, deixaram uma banca de especialistas surpreendida com o grau da maturidade no repasse das pesquisas. E, para os visitantes da Feira de Experimentos, um projeto exclusivo do Colégio Notre Dame de Lourdes, não faltaram novas informações”.

Premiação

Giovanna Hessmam e Emanuelle Zocolotto foram premiadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes, que avalia a capacidade dos alunos de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa Pet, tubo de papel ou canudo de refrigerante. Entre as 60 escolas em território nacional, o Notre Dame conquistou o 12º lugar.

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2017. Todos os direitos reservados.