Tudo evolui, até a forma de aprender. Propostas para 2019!

06 de novembro de 2018

Atentos às mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos na educação do século XXI, o Colégio Notre Dame de Lourdes promoveu o encontro de Pais, “As Novas Metodologias Educacionais para 2019”, evento que aconteceu na noite desta segunda-feira (05), no Auditório Borboletas do Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

No discurso de abertura, a diretora da instituição, Irmã Marluce Almeida, destacou as novas metodologias educacionais para o ano seguinte, estimulando a reflexão dos pais e educadores sobre os princípios da metodologia ativa e a importância do uso das tecnologias no ambiente educacional. “Nós reconhecemos que temos alunos do século XXI, eles são nativos digitais, precisamos avançar e agregar o aprendizado através das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem”, explanou.

Segundo a Irmã Marluce, desde os anos 80 o Notre Dame já possui Laboratórios de Informática e agora está fazendo investimentos em novos espaços, como a criação de uma Sala Maker, que trabalha a criatividade e possibilita a construção de saberes, além da modernização do Laboratório de Ciências.

A diretora enfatizou, ainda, a criação de plataformas educacionais que trabalham o conceito de inovação tecnológica de ensino, dentre eles uma lousa digital interativa, a implementação do ensino híbrido e o programa bilíngue.

Metodologia híbrida de aprendizagem mescla aulas online e presenciais, intercalando conteúdos que se complementam, além de promover a combinação entre experiências e tecnologias digitais. O objetivo é a reorganização do tempo e do espaço da aula promovendo autonomia e engajamento que são fundamentais para a evolução intelectual e maior aproveitamento de conteúdo.

Dando sequência no cronograma do evento, a palestrante convidada foi Telma Pantano, que abordou assuntos como: Atenção Automática e Voluntária; Auto Regulação – habilidade para controlar o comportamento cognição e as emoções em crianças e adolescentes e o processamento Cerebral com o uso da internet. sobre como o cérebro reage aos estímulos das novas tecnologias e aos meios digitais.

Telma possui um extenso currículo com experiências comportamentais em linguagem, aprendizagem, cognição e transtornos afetivos, é Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Também é professora e coordenadora dos cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo CEFAC-SP.

O segundo palestrante da noite, foi o Autor do livro “A Educação 4.0”, Dr. Cassiano Zeferino. Ele explicou o conteúdo da sua obra, que consiste em uma abordagem teórico-prática avançada, para a gestão e docência na educação formal que vem demonstrando, por evidência de pesquisas de base científica e tecnológica, seu potencial transformador e inovador para as instituições de ensino. Resumidamente destacou os quatro principais pilares contextualizados: As mudanças globais, Mudanças na economia global, As Transformações Geracionais e a Mente Humana.

Cassiano Zeferino de Carvalho Neto é presidente do Instituto Galileo Galilei para a Educação, pesquisador-convidado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde atua como gestor de projetos do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica e presidente do Conselho de Administração da ECOEducacional.

Para Sabrina Liberato, mãe participante do evento, o conteúdo proferido pelos especialistas confirmou as boas referências educacionais que ela já tinha da escola.  “Com a palestra eu aprendi uma nova forma de comunicação com meu filho de 5 anos. Me surpreendeu. Eu tinha dúvidas se estava ou não fazendo o certo e ouvir essas informações de profissionais tão renomados e saber que estou educando no caminho correto foi muito gratificante”, comentou.

Cristiane Colognese, Psicóloga e mãe de dois filhos que estudam no Notre Dame, teceu elogios a gestão da diretora da escola, a Irma Marluce Almeida. “O trabalho da irmã tem foco no conhecimento com excelência e na construção do ser humano ético, moral e com princípios. Ela sempre foi muito humana, e isso que muitas vezes falta em outras escolas. A Irmã não foca apenas na religião, ela é antenada nas questões das novas tecnologias e na preparação dos alunos com ensino de qualidade, sem perder o foco no valor do ser humano”.

Notre Dame Av. Jorn. Alves de Oliveira, 463 - Cidade Alta, Cuiabá - MT
(65) 3637-4017
(65) 3637-3233
contato@portalcndl.com.br
Fique Ligado
Colégio Notre Dame de Lourdes © 2018. Todos os direitos reservados.