Ensino Fudamental I

Ao fazermos o exercício de imaginar o mundo que espera nossos educandos quase sempre esbarramos em nossa extrapolação do presente, como um longo caminho em linha reta que se estende em direção ao horizonte. É por acreditar em uma continuidade linear daquilo que vivemos que muitos de nós, pais e educadores, às vezes, cometemos o equívoco de pensar que as crianças e os jovens se prepararam para viver sua vida adulta em pleno século XXI, os colégios da Rede Azul entendem que o aluno não pode receber na escola a mesma educação que foi transmitida para a geração anterior.
No entanto, hoje a humanidade cria mais informações que o homem pode absorver, e se levarmos em consideração que este contexto tende a se potencializar, nos próximos anos, faz sentido a máxima Camoniana de que se mudam os tempos, mudam-se as vontades. Muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades, assim é a educação nos Colégios da Rede Azul. Os tempos são de mudança, mas a educação focada nos valores permanece.

O CONTEÚDO E O CURRÍCULO
Sabe-se que para cumprir adequadamente a função didático-metodológica, o conteúdo e o currículo deverão embasar-se concepções educacionais, seguindo as seguintes adequações:
1. Correção das informações, conceitos e procedimentos que integram as disciplinas;
2. Adequação da proposta didático-pedagógica em relação à situação de ensino aprendizagem e aos objetivos visados;
3. Sintonia com a legislação e os demais instrumentos oficiais que regulamentam e orientam a Educação Nacional;
Seguindo orientação do Ministério da Educação, os livros adotados prezarão pelo enfoque da contextualização e da interdisciplinaridade. Desta forma, apresentam uma proposta pedagógica pautada no desenvolvimento de habilidades e competências por meio de um programa tão abrangente que habilita o aluno a enfrentar os mais diferentes desafios. Nesse novo contexto, queremos que o aluno aprenda a aprender e reconhecemos que a atuação do professor, em relação ao currículo proposto, desempenha um papel importante nesse processo de mudança de paradigma.

NOSSAS ESCOLAS PROMOVEM ESPAÇOS PARA TODOS APRENDEREM OS CONTEÚDOS COM SIGNIFICADO
A importância dada aos conteúdos revela um compromisso das instituições da Rede Azul em garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem como instrumentos para o desenvolvimento, a socialização e o exercício da cidadania.
Nossas escolas consideram relevantes toda experiência e conhecimentos já consolidados e os integra ao trabalho educativo que realiza.
A Educação é o processo formal e informal através do qual o ser humano se desenvolve e conhece o universo da sua experiência, com o fim de controlá-la e reorganizá-lo progressivamente, de forma a melhorar a qualidade de vida, seja individual, seja coletivamente.
A Educação habilita o ser humano para resolver os problemas e situações novas na sua experiência de vida, em dimensão integral. Os conteúdos são relevantes somente na medida em que desenvolvem as habilidades do educando, para uma vida mais significativa e feliz.
(...)
A única certeza provisória é a de que apenas foi dado o primeiro passo para a infinita caminhada do aprimoramento deste trabalho, igualmente no que toca ao cumprimento da nossa missão com a educação, também sabedoras da nossa condição humana. Assim, pois fazemos nossa as palavras de Edgar Morin (2005, p. 72):
"Se é verdade que o gênero humano, cuja dialógica cérebro/mente não está encerrada, possui em si mesmo recursos criativos inesgotáveis, pode-se então vislumbrar para o terceiro milênio a possibilidade de nova criação cujos germes e embriões foram trazidos pelo século XX: a cidadania terrestre. E a educação, que é ao mesmo tempo transmissão do antigo e abertura da mente para receber o novo, encontra-se no cerne dessa nova missão."

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