Palestra com Prof. Paulo Tomazinho sobre 'Consciência pedagógica e fluência didática'

27 de Janeiro 2022

O Prof. Dr. Paulo Tomazinho proferiu uma palestra esta semana para coordenadores e professores do Colégio Notre Dame de Lourdes sobre “Consciência pedagógica e fluência didática”. A agenda fez parte do calendário de Educação Continuada da instituição.

Durante a apresentação, Paulo Tomazinho explicou que a consciência pedagógica do professor acontece quando ele tem o conhecimento básico de como o cérebro funciona, que é basicamente como acontece a aprendizagem no cérebro humano.

“Existem tem três mecanismos básicos que o ser humano aprende; por associação, por repetição e por emoção. E trabalhando estes conceitos básicos a gente orienta toda uma forma de organizar a parte didática para ter essa fluência a partir de  três momentos também em sala de aula que são a instrução, interatividade e interação”, pontuou.

De acordo com o especialista, a instrução é quando o professor dá a explicação dos conceitos e é nesse momento que o aluno associa aquilo que ele já sabe - às vezes de forma incompleta - com essa nova informação do professor, que é um dos princípios básicos do aprendizado humano.

“Mas não adianta só ter aula expositiva, com explicação. Além de guardar no cérebro a informação é necessário que o aluno exercite essa informação pelo menos uma vez na prática”, observou Paulo Tomazinho, lembrando que o mais importante neste processo – o que tem a ver com a emoção - é a troca, o compartilhamento do que cada um entendeu.

Quando você coloca o aluno para conversar sobre o que ele fez, ressaltou o especialista, isso se torna muito mais significativo para o aluno do que simplesmente escutar o professor. “Isto porque o aluno vai ter que elaborar para conversar com o outro que é seu próprio par, seu colega de classe”, conceituou o palestrante.

“Na verdade, vivemos um mundo muito incerto e a gente não sabe quais os problemas que viveremos no futuro. Então, temos que desenvolve no aluno a capacidade de analisar o mundo, identificar os problemas, e propor soluções para esses problemas. Ele tem que ter senso crítico, o que, na verdade, é uma forma de atualizar o processo de ensino aprendizagem, olhando para o mundo que está aí fora”, completou.

O Prof. Dr. Paulo Tomazinho é formado em Odontologia pela Unipar, Doutorado em Educação pela Universidad del Mar, e mestre em Ciências Microbiologia pela USP, além de Pós-Graduação e Doutorado em Odontologia pela Universidade Positivo.

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