Projetos Sociais

Pastoral Escolar do Colégio Notre Dame de Lourdes - Rede Azul – Cuiabá/MT.

 

Quem Somos

A Pastoral Escolar do Colégio Notre Dame de Lourdes preocupa-se em articular espaços de vivências dos valores humanos e cristãos, oferecendo oportunidades a seus participantes de expressar sua fé em Deus e de vivenciar o carisma da Rede Azul de Educação inspirados em sua fundadora Santa Emilie de Villeneuve, em comunhão com seus valores e crenças. Preocupa-se, ainda, em promover momentos de espiritualidade e evangelização, tendo presente o Projeto de Jesus Salvador, a fim de instituir em sua comunidade educativa um processo de construção e desenvolvimento pessoal de sujeitos preocupados com o seu crescimento pessoal e o do outro, considerando o ambiente em que estão inseridos. Tomando a máxima: “amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Marcos 12:31), a Pastoral Escolar do Colégio Notre Dame de Lourdes, preocupa-se com a formação de pessoas que aprendam e coloquem em prática esse amor em todas as suas ações, transformando a sociedade em um espaço de justiça e solidariedade.

 

Projetos Sociais

Inspirados no amor de Jesus Salvador vivenciado por Santa Emilie de Villeneuve, que tinha como missão ajudar os mais pobres e excluídos de nossa sociedade, a Pastoral promove ações sociais a partir do envolvimento dos alunos, pais, professores e de toda a comunidade educativa, expressando o maior valor de nossa fé cristã, a caridade, a solidariedade para com os excluídos e mais necessitados. São realizados projetos sociais com visitas, doações, momentos de espiritualidade e animação, em asilos, creches, famílias carentes da comunidade onde o Colégio está inserido, imigrantes, etc.

Projetos: Páscoa Solidária, Festa Junina Solidária e Natal Feliz, acontecem sucessivamente durante a Páscoa, Festa Junina (todos o valores arrecadados são destinados à Obra São Miguel) e Natal, onde os alunos se mobilizam para realizar visitas, doações e vivenciar momentos de espiritualidade na Obra Social São Miguel (Instituição educacional mantida pelas Irmãs Azuis, contendo 365 crianças carentes (de 02 a 05 anos) do bairro Jardim Vitória.

Projeto “Imigrantes”: Os alunos realizam visitas e doações à Pastoral dos Imigrantes partilhando experiências.

Projeto” Bairro Azul”: Os alunos realizam visitas e levam doações às famílias mais necessitadas do bairro Cidade Alta, onde o Colégio está localizado.

Motivados pelo espírito solidário, muitos projetos acontecem naturalmente, provindos do protagonismo dos próprios alunos, que ao identificar a necessidade de algumas pessoas de sua própria comunidade educativa, se mobilizam para ajudar, pois assimilaram os valores cristãos do carisma de Santa Emilie de lutar pela justiça social e dignidade humana.